quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

05 de fevereiro- Santa Águeda


Muito pouco se sabe sobre a vida de Santa Águeda, nascida na Sicília, Itália, por volta do ano 230. Águeda foi martirizada após sofrer torturas inacreditáveis por recusar um casamento nobre e a negação da fé cristã.

Conta-se que era muito bela mas, ainda jovem, prometeu manter-se casta para servir a Deus. Não quebrar a promessa custou-lhe a vida já que o governador da Sicília se interessou pela bonita e nobre jovem, pedindo-a em casamento.

Águeda, ou Ágata, como também era chamada, recusou o convite, expondo seus motivos religiosos. Enraivecido, o político enviou-a ao tribunal para ser julgada por ser cristã.

As torturas narradas pelas quais passou a virgem são de arrepiar e estarrecer. Depois de esbofeteada e chicoteada, Águeda foi colocada sobre chapas de cobre em brasa e posteriormente mandada de volta à prisão.

Seus carrascos esperavam que este castigo e as dores conseqüentes a fizessem mudar de idéia no dia seguinte, mas isso não aconteceu. O que aconteceu foi mais tortura: despida, teve o corpo esfregado sobre cacos de vidro e carvões acesos até morrer.

Sua festa é comemorada em 5 de fevereiro porque foi nesta data que o vulcão Etna parou uma de suas terríveis erupções, depois de todo o povo da Sicília rezar pela intercessão de Santa Águeda.

Até hoje a santa é invocada para proteger seus devotos contra incêndios.

(© 1997-2002 Direitos reservados Pia Sociedade Filhas de São Paulo - www.paulinas.org.br)

0 comentários:

Blogger template 'Purple Mania' by Ourblogtemplates.com 2008

Jump to TOP