sábado, 18 de abril de 2009

05 de abril- dia de São Vicente Ferrer


Vicente nasceu em Valência em 1350. Aos dezessete anos, já havia terminado filosofia e teologia e logo foi incluído no corpo docente. Entrando no convento dos dominicanos de Valência, foi ordenado sacerdote em 1378.

Fez tudo o que podia para restituir à Igreja a unidade. Percorreu quase toda a Europa, pregando com sua robusta voz, e um fato um tanto milagroso costumava acontecer em suas pregações: falava em sua língua materna e os fiéis de outras línguas o entendiam.

Uma vez o santo deu um conselho a uma senhora casada, que lhe pedia orientação em relação ao seu marido que era muito briguento. Disse São Vicente: “Beba a água do mestre Vicente. Quando seu marido chegar do trabalho encha a boca de água e fique assim por mais tempo que puder”. Isto justamente era para que não respondesse aos insultos do marido. Essa anedota torna um tanto simpática a figura humana deste grande reformador dos costumes.

Foi um grande arauto da mensagem cristã que, também na velhice, tinha tanto vigor na voz e pregava tão bem que as igrejas não continham as multidões. Por onde andava tinha de pregar em enormes praças.
Recomposta a unidade da Igreja no concílio de Constância, Vicente viajou pela França na tentativa de pôr fim à guerra dos Cem anos. Morreu no dia 5 de março de 1419.

São Vicente de Ferrer, rogai por nós.

0 comentários:

Blogger template 'Purple Mania' by Ourblogtemplates.com 2008

Jump to TOP