sábado, 18 de abril de 2009

04 de abril- Santo Isidoro

(bispo e doutor da igreja)


Nasceu em Sevilha em 560 e morreu em 636.

Foi um divulgador da ciência antiga que exerceu grande influência na cultura medieval. Era sobretudo um bispo zeloso preocupado com a maturidade cultural e moral do clero espanhol.
Por esse motivo, fundou um colégio eclesiástico, protótipo dos futuros seminários, dedicando muito tempo de sua jornada à instrução dos candidatos ao sacerdócio.

Nessa família nobre de Cartagena, a santidade era de casa: três irmãos foram bispos e santos (Leandro, Fulgêncio e Isidoro) e uma irmã, Florentina, também religiosa e santa. Leandro, o irmão mais velho, foi tutor e mestre de Isidoro que ficou órfão menino.

No início não era tão propenso a estudar . Em um dia, depois de uma boa reflexão se decidiu dedicar aos estudos com renovado amor. Progrediu tanto que mereceu a reputação de homem mais sábio de sua época.

Sucedeu ao irmão Leandro, no governo da diocese de Sevilha.

Foi ao mesmo tempo o bispo de maior autoridade e de mais popularidade do seu tempo. Presidiu o importante concílio de Toledo em 633. Sua profunda sabedoria estava aliada a uma grande humildade e caridade. Foi chamado de eminente doutor.

Santo Isidoro, rogai por nós!

0 comentários:

Blogger template 'Purple Mania' by Ourblogtemplates.com 2008

Jump to TOP